PROJETOS EM ANDAMENTO

RECREIO ATIVO: Resgatando a diversão sem telas
O projeto “Recreio Ativo Resgatando a Diversão sem Telas” visa promover atividades lúdicas e esportivas durante o intervalo escolar para os alunos do ensino fundamental de uma escola pública. A iniciativa surge em resposta à Lei 15.100/25, que trata da recente proibição do uso de celulares em sala de aula, e será realizada nos momentos do recreio, oferecendo alternativas saudáveis e interativas para as crianças. Além de ser uma maneira de mostrar a importância e incentivar a prática de atividade física. A proposta será implementada na Escola Municipal Governador Newton Belo, no município de São João dos Patos MA com alunos do ensino Fundamental maior. As ações que serão adotadas incluem jogos tradicionais, brincadeiras cooperativas e atividades esportivas adaptadas, planejadas conforme interesse e faixa etária dos alunos. As atividades serão acompanhadas por uma equipe formada por alunos do curso de Educação Física e auxiliada por professores, ambos da Universidade Estadual do Maranhão UEMA, Campus São João dos Patos, com foco em estimular a socialização, o movimento corporal e o bem-estar. Além de promover o desenvolvimento motor e socialização, espera-se que o projeto contribua para a redução do sedentarismo, o fortalecimento das relações interpessoais e a valorização da prática de atividades físicas no ambiente escolar.
O brincar é coisa séria: a importância da educação física nas séries iniciais
O brincar é uma das principais atividades para o desenvolvimento da identidade e da autonomia de crianças na educação infantil. Neste ato, a criança, além de interagir e se comunicar com um parceiro, desenvolve habilidades básicas importantes como a atenção, a imitação, a imaginação e a memória. A educação física contribui muito para o desenvolvimento integral do ser humano com atividades prazerosas, ela proporciona a oportunidade de interagir com objetos, com pessoas e com situações que estarão preparando-a para sua vida em sociedade, visto que é uma necessidade humana inserir-se nessas práticas. Este projeto tem como finalidade aplicar os jogos e brincadeiras nas séries iniciais utilizando a recreação como ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem em escolares nas series iniciais afim de proporcionar momentos lúdicos dentro da rotina escolar desenvolvendo habilidades motoras, cognitivas e afetivas em escolares. Serão desenvolvidas no turno da manhã com alunos da escola Municipal Carmelita Cipriano Guimarães com turmas do 1, 2 e 3 ano do ensino fundamental menor. Acredita-se que o projeto servirá para despertar o interesse de escolas para a prática recreativa bem como subsidia o interesse de núcleos de outros campi a desenvolverem projetos de extensão no tocante à promoção da Educação Física, da socialização e desenvolvimento físico e mental do indivíduo.
Funcional para todos: Atividade física e inclusão
O projeto funcional para todos; Atividade física e inclusão social tem como objetivo promover a saúde, bem-estar e o interesse para sociedade como a prática de educação física e que faça com que se conscientize que a prática de exercício não só por estética por meio de prática e orientação do treinamento de funcional, adaptado o exercício a cada perfil de comunidade e seguindo o ritmo de cada um. A proposta do projeto e trazer o máximo de pessoas(mulheres) para cuidar da saúde e para praticar exercício físico, usando um espaço adequado e específico para praticar e assim abrangi todos sem distinção de classe social, respeitado seus limites e seu tempo. Também permitindo aos alunos envolvidos vivência experiencia diferentes tirando eles das suas rotinas e ampliando sua formação humana. O treinamento de funcional trás melhorar na capacidade física e motora e desenvolver o corpo de forma harmoniosa, trabalhando a potência cardiorespiratória, resistência a força, flexibilidade, velocidade, coordenação e melhorar também muito a agilidade para praticar exercício simples do dia -a- dia. E promovem também a participação ativa e engajamento dos participantes, utilizando estratégia pedagógicas que incentiva a colaboração o respeito às diferenças e a superação pessoal. Que vai contribuir para melhora da qualidade de vida dos participantes e aumentando a autoestima e a inserção delas em fazer uma atividade física.
Laboratório de Investigação Clínica e Funcional das Doenças Crônicas não Transmissíveis – LABICLIN
Descrição: As repercussões do trabalho do grupo de pesquisa focado em doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) traz várias repercussões positivas, tanto no campo científico quanto na sociedade em geral. Aqui estão algumas possíveis repercussões: Avanços Científicos: O LABICLIN contribuirá para o avanço do conhecimento sobre DCNT, desenvolvendo novas abordagens para prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças. Isso pode incluir a descoberta de novos biomarcadores, desenvolvimento de testes diagnósticos mais precisos e a criação de novas terapias. Inovação Tecnológica: O laboratório terá foco no desenvolvimento de novas tecnologias e dispositivos para o diagnóstico e monitoramento de DCNT. Impacto na Saúde Pública: As pesquisas realizadas pelo LABICLIN podem influenciar políticas de saúde pública, ajudando a formular estratégias…
MEDIANTAR – Medicina, fisiologia e antropologia Antártica: Respostas neurocognitivas e adaptativas ao ambiente Antártico e para além da Antártica: um paralelo entre diferentes ambientes desafiadores no contexto das mudanças climáticas
Descrição: O interesse do MEDIANTAR está direcionado aos processos adaptativos da interação do homem ao ambiente antártico – ambiente isolado, confinado e extremo (ICE) – para melhorar práticas de saúde dos participantes de missões antárticas (grupos humanos militares e civis) com atenção aos possíveis impactos das mudanças climáticas na fisiologia e saúde humana, além de traçar um paralelo com as repostas a outros ambientes ICE missões em navios em águas tropicais e na região do ártico. Objetivo principal do Projeto é avaliar as respostas neurocognitivas associadas a permanência prolongada no ambiente ICE – desempenho cognitivo, dosagens hormonais, de variáveis imunológicas, qualidade do sono, níveis de atividade física e de parâmetros cardiovasculares, respostas cronobiológicas e de alteração da microbioma oral – em situações nas quais grupos de indivíduos permanecem confinados na Antártica de forma prolongada em duas diferentes condições: nos Navios e na Estação Antártica Comandante Ferras (EACF). A compreensão das respostas ao ICE são tema de pesquisas de nosso grupo e tema de interesse da comunidade científica internacional, já que estes representam, na Terra, as situações mais hostis e o mais próximo àquelas encontradas em diferentes etapas das expedições espaciais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Estudo da pressão arterial e aptidão física relacionada à saúde em escolares de São João dos Patos/MA: prevenção aos efeitos deletérios associados à COVID-19
Descrição: Alguns fatores de risco para doenças cardiovasculares, como hipertensão, têm sido cada vez mais prevalentes entre adolescentes e acompanham a tendência crescente dos casos de sobrepeso, sedentarismo e alimentação inadequada nessa população. Dados os aspectos de aumento no desenvolvimento de hipertensão arterial em crianças e adolescentes, os riscos aumentados em pessoas que são hipertensas e contraem o coronavírus disease 2019 (COVID-19), e seus efeitos socioeconômicos deletérios, a identificação dos fatores de risco e possíveis portadores já nas idades mais tenras, pode contribuir para um controle mais efetivo da pressão arterial, bem como propiciar uma melhor qualidade de vida aos seus portadores durante a vida adulta. Os resultados do estudo podem auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas e ações que possam ajudar no tratamento precoce de comorbidades que podem interferir por si só na vida das pessoas, e que se tornam mais prejudiciais ao juntá- las a outras enfermidades como a COVID-19.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Impacto da hidratação na percepção do esforço e na modulação autonômica cardíaca em jogadores de Beach Tennis
Descrição: A água é a parte constituinte mais abundante do corpo humano e um nutriente primordial para a vida, que participa praticamente de todos os processos fisiológicos. De 45 a 60 do peso corporal humano é constituído de água, sendo bastante variável, e não depende somente da especificidade de cada indivíduo, mas também de elementos complexos, que estão sujeitos a mudanças, como a idade, composição corporal, fatores externos, estados fisiopatológicos. Objetivo geral: o projeto propõe investigar a relação entre a hidratação, a percepção subjetiva do esforço e a modulação autônoma cardíaca em jogadores de Beach Tennis na cidade de São João dos Patos – MA. Objetivos específicos: avaliar os níveis de hidratação dos jogadores de Beach Tennis antes e após as partidas; relacionar os índices de fadiga e hidratação durante o jogo; averiguar como a modulação autônoma varia após as partidas de Beach Tennis; analisar a influência de fatores externos, como a temperatura ambiental, exercício físico, estresse e desidratação na modulação autônoma cardíaca; correlacionar a influência conjunta das variáveis na fadiga e na modulação autônoma cardíaca nos jogadores de Beach Tennis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Laboratório de Investigação Clínica e Funcional das Doenças Crônicas não Transmissíveis
Descrição: As repercussões do trabalho do grupo de pesquisa focado em doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) traz várias repercussões positivas, tanto no campo científico quanto na sociedade em geral. Aqui estão algumas possíveis repercussões: Avanços Científicos: O LABICLIN contribuirá para o avanço do conhecimento sobre DCNT, desenvolvendo novas abordagens para prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças. Isso pode incluir a descoberta de novos biomarcadores, desenvolvimento de testes diagnósticos mais precisos e a criação de novas terapias. Inovação Tecnológica: O laboratório terá foco no desenvolvimento de novas tecnologias e dispositivos para o diagnóstico e monitoramento de DCNT. Impacto na Saúde Pública: As pesquisas realizadas pelo LABICLIN podem influenciar políticas de saúde pública, ajudando a formular estratégias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.