PROJETOS EM ANDAMENTO

MEDIANTAR – Medicina, fisiologia e antropologia Antártica: Respostas neurocognitivas e adaptativas ao ambiente Antártico e para além da Antártica: um paralelo entre diferentes ambientes desafiadores no contexto das mudanças climáticas
Descrição: O interesse do MEDIANTAR está direcionado aos processos adaptativos da interação do homem ao ambiente antártico – ambiente isolado, confinado e extremo (ICE) – para melhorar práticas de saúde dos participantes de missões antárticas (grupos humanos militares e civis) com atenção aos possíveis impactos das mudanças climáticas na fisiologia e saúde humana, além de traçar um paralelo com as repostas a outros ambientes ICE missões em navios em águas tropicais e na região do ártico. Objetivo principal do Projeto é avaliar as respostas neurocognitivas associadas a permanência prolongada no ambiente ICE – desempenho cognitivo, dosagens hormonais, de variáveis imunológicas, qualidade do sono, níveis de atividade física e de parâmetros cardiovasculares, respostas cronobiológicas e de alteração da microbioma oral – em situações nas quais grupos de indivíduos permanecem confinados na Antártica de forma prolongada em duas diferentes condições: nos Navios e na Estação Antártica Comandante Ferras (EACF). A compreensão das respostas ao ICE são tema de pesquisas de nosso grupo e tema de interesse da comunidade científica internacional, já que estes representam, na Terra, as situações mais hostis e o mais próximo àquelas encontradas em diferentes etapas das expedições espaciais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Estudo da pressão arterial e aptidão física relacionada à saúde em escolares de São João dos Patos/MA: prevenção aos efeitos deletérios associados à COVID-19
Descrição: Alguns fatores de risco para doenças cardiovasculares, como hipertensão, têm sido cada vez mais prevalentes entre adolescentes e acompanham a tendência crescente dos casos de sobrepeso, sedentarismo e alimentação inadequada nessa população. Dados os aspectos de aumento no desenvolvimento de hipertensão arterial em crianças e adolescentes, os riscos aumentados em pessoas que são hipertensas e contraem o coronavírus disease 2019 (COVID-19), e seus efeitos socioeconômicos deletérios, a identificação dos fatores de risco e possíveis portadores já nas idades mais tenras, pode contribuir para um controle mais efetivo da pressão arterial, bem como propiciar uma melhor qualidade de vida aos seus portadores durante a vida adulta. Os resultados do estudo podem auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas e ações que possam ajudar no tratamento precoce de comorbidades que podem interferir por si só na vida das pessoas, e que se tornam mais prejudiciais ao juntá- las a outras enfermidades como a COVID-19.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Impacto da hidratação na percepção do esforço e na modulação autonômica cardíaca em jogadores de Beach Tennis
Descrição: A água é a parte constituinte mais abundante do corpo humano e um nutriente primordial para a vida, que participa praticamente de todos os processos fisiológicos. De 45 a 60 do peso corporal humano é constituído de água, sendo bastante variável, e não depende somente da especificidade de cada indivíduo, mas também de elementos complexos, que estão sujeitos a mudanças, como a idade, composição corporal, fatores externos, estados fisiopatológicos. Objetivo geral: o projeto propõe investigar a relação entre a hidratação, a percepção subjetiva do esforço e a modulação autônoma cardíaca em jogadores de Beach Tennis na cidade de São João dos Patos – MA. Objetivos específicos: avaliar os níveis de hidratação dos jogadores de Beach Tennis antes e após as partidas; relacionar os índices de fadiga e hidratação durante o jogo; averiguar como a modulação autônoma varia após as partidas de Beach Tennis; analisar a influência de fatores externos, como a temperatura ambiental, exercício físico, estresse e desidratação na modulação autônoma cardíaca; correlacionar a influência conjunta das variáveis na fadiga e na modulação autônoma cardíaca nos jogadores de Beach Tennis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Educação Física Inclusiva: Promovendo o Bem-Estar das Crianças Autistas
Descrição: Os alunos com TEA (transtorno do espectro autista), exibe um conjunto características variadas que afeta, desde as suas interações sociais até a sua linguagem, demandando suporte durante seu aprendizado. A Educação Física desempenha um papel significativo no desenvolvimento global de todas as crianças, promovendo a saúde física, habilidades motoras, interação social e bem-estar emocional. Os estudantes com TEA podem enfrentar desafios significativos ao participar de atividades físicas casuais, como aulas de educação física e esportes organizados, devido às exigências elevadas de habilidades sociais e atléticas nessas atividades. (Schliemann et al. 2020). A prática de exercícios físicos e esportes oferece ótimas chances de aprendizado para pessoas com autismo, além de proporcionar prazer e autoestima, contribuindo para a melhoria de sua qualidade de vida. Os benefícios da atividade vão além do bem-estar da pessoa. Poucos sabem que o desempenho em atividades físicas regulares auxilia o desenvolvimento de habilidades motoras, inclusive no Autismo, podendo auxiliar: melhora na capacidade comunicativa, redução de estereotipias, redução de comportamento agressivo, melhora no rendimento escolar e na concentração, redução da ansiedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Educ(ação) sustentável: conhecendo, desenvolvendo e aplicando
Descrição: A sustentabilidade vem sendo discutida a muito tempo, porém, vem ganhando força com a inclusão de outras instituições para sua divulgação e prática, dentre estas instituições estão as de ensino superior (IES). Com a participação das IES, o tema pode ser mais amplamente discutido em sociedade, e com uma formação mais ampla dos discentes, que passarão a conhecer e futuramente abordar as práticas sustentáveis em sua futura profissão. O presente projeto tem como objetivos, capacitar a comunidade interna e externa sobre o reuso e descarte correto de materiais como: óleo, papel, plástico, vidro e material orgânico; desenvolver um ecoponto para coleta de materiais recicláveis e implantar o uso de canecas/ copos, evitando o uso de descartáveis no campus. Espera-se que esta ação possa auxiliar no desenvolvimento de ações sustentáveis, dentro e fora do campus da UEMA..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.