- Home
- PROJETOS FINALIZADOS
PROJETOS FINALIZADOS
Alterações hemodinâmicas na prática de exercícios físicos com o uso de máscara facial
Descrição: O uso de máscaras devido a pandemia, tem gerado muitas controvérsias em torno do tipo mais adequado (N95, FFP2, FFP3, cirúrgica ou de tecido) e em quais circunstâncias utilizá-las. A população geral que não apresenta sintomas da doença, não necessita de máscaras com maiores efetividades de filtração, estas devem ser reservadas para quem está na linha de frente para o combate à doença. Alguns indivíduos podem relutar em praticar exercícios com máscaras devido ao aumento da dispneia ao usar uma máscara facial durante o exercício aumentaria a dispneia devido ao efeito do CO2. No entanto, as pessoas podem se adaptar ao uso da máscara ao longo do tempo, como tem sido observado em pacientes que inicialmente relatam sintomas de claustrofobia com dispositivos de pressão positiva contínua nas vias aéreas. Com isso, o presente estudo trará informações com relação as possíveis alterações hemodinâmicas ocasionadas pelo uso de máscaras de tecido durante os exercícios aeróbico e resistido..
Situação: finalizado; Natureza: Pesquisa.
Análise dos parâmetros de qualidade e estilo de vida por meio de questionário digital durante pandemia em servidores administrativos da universidade estadual do Maranhão
Descrição: A COVID-19 é uma doença respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2 que se inicia com um quadro semelhante ao da gripe e resfriados apresentando sintomas como, tosse, febre e dor de garganta, no entanto, podendo levar a sintomas mais severos e ocasionar a morte do indivíduo. Como a doença apresenta uma grande transmissibilidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou em 11 de março de 2020 a COVID-19 como uma pandemia. Esse fato levou diversos países, como o Brasil, a adotar a estratégia de distanciamento social, desta forma, esse estudo tem como objetivo analisar a qualidade e o estilo de vida dos servidores administrativos da Universidade Estadual do Maranhão. durante pandemia da COVID-19.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Prevalência de sintomas ansiosos e depressivos em universitários de uma instituição pública do Maranhão
Descrição: Nos dias atuais, apenas uma pequena parcela da população brasileira conseguiu entrar no ensino superior e muitos dos que entram boa parte não permanece, pois além dos sintomas de ansiedade, a vida acadêmica é caracterizada por um ambiente estressante no qual os acadêmicos têm a responsabilidade de aprender uma profissão e preparar-se para esse futuro profissional, que é incerto. Sendo assim, o ambiente que colaboraria na aquisição de conhecimentos e que seria a base para as suas experiências de formação profissional se torna, por vezes, o desencadeador de distúrbios patológicos, ocorrendo assim uma exacerbação da problemática do estresse acadêmico nos estudantes. O presente estudo tem o objetivo de identificar a prevalência de sintomas ansiosos e depressivos e suas correlações com características sociodemográficas e ocupacionais em universitários maranhenses..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Avaliação dos elementos da aptidão física por questionário em crianças de São João dos Patos-Maranhão
Descrição: A atividade docente é identificada pela Organização Internacional do Trabalho como uma profissão de alto risco, considerada a segunda categoria profissional, em nível mundial, a portar doenças de caráter ocupacional como o estresse. O estresse pode afetar a saúde, a qualidade de vida e a sensação de bem-estar. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que juntamente com a pandemia de COVID-19 surge um estado de pânico social em nível global e a sensação do isolamento social desencadeia os sentimentos (e. g., de angústia, insegurança e medo), que podem se estender até mesmo após o controle do vírus. Com esse projeto temos o objetivo de identificar o impacto do isolamento social devido a pandemia de Covid-19 na qualidade de vida dos docentes da Universidade Estadual do Maranhão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Xadrez na escola
Descrição: É notório que o xadrez por se tratar de um jogo que exige concentração contínua, ele requer do participante pensamento reflexivo onde cada tomada de decisão reflete em ataque ou defesa, de modo que a cada lance realizado os envolvidos estão atentos ao movimento das peças do adversário. O xadrez apresenta um valor educacional imensurável, colaborando na construção da conscientização individual e coletiva. Durante as atividades, a prática e teoria caminham juntas, o tradicionalismo é trabalhado com a realidade tecnológica moderna, com a capacidade de imaginação, da criatividade e da inovação, caracterizando um saber fazer consciente. Com isso, pretende-se difundir a prática do Xadrez nas escolas de São João dos Patos/MA e Pastos Bons/MA..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
I Workshop: A educação física nas forças armadas
Descrição: Os militares influenciaram o surgimento da Educação Física no Brasil, visando a difusão de sua prática com o objetivo de condicionar uma cultura de ?corpo são? em todo território nacional. A Marinha e o Exército brasileiro foram as instituições pioneiras na formação das escolas militares em Educação Física. Atualmente, as três forças militares têm uma educação física presente e atuante: na preparação da tropa da ativa, nas escolas de formação militar, nas escolas de formação de tropas específicas e até mesmo na pesquisa e atletas de alto rendimento. Sua explanação ao público civil agregará muito conhecimento e experiência aos participantes deste evento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Hiper(extensão): desvendando a pressão arterial na escola
Descrição: O estudo do nosso grupo de pesquisa, elaborado por Brito (2022), que ao analisar o conhecimento dos alunos do ensino médio da cidade de São João dos Patos sobre a hipertensão arterial, notou que 62% dos meninos e 57% das meninas não sabem o que é pressão arterial, e dos que relataram saber, 61% dos meninos e 48% das meninas não souberam justificar corretamente o que é a pressão arterial. Com isso, levar informação sobre a hipertensão à escola e avaliações para a detecção precoce, pode auxiliar a um futuro mais saudável e consciente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
II Corrida de rua da UEMA: Descobrindo talentos
Descrição: O sedentarismo é apontado como um dos fatores de risco para o acometimento de várias doenças crônicas não transmissíveis, dentre elas pode-se destacar as doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade dentre outras. Dados os avanços tecnológicos e aumento nas horas de uso de telas por adultos, adolescentes e crianças, estas doenças têm se desenvolvido em grande escala na população. Doenças estas que antes eram presentes apenas na população com idade mais avançada, mas que hoje atingem muitos adultos, jovens e até mesmo crianças. O estímulo à prática de atividades físicas para a população pode ser uma maneira de prevenção às doenças crônicas não transmissíveis, bem como pode proporcionar uma maior qualidade de vida às pessoas que a praticam. A prática regular de atividade física já é utilizada como uma maneira adjuvante na prevenção e tratamento de várias doenças crônicas não transmissíveis, demonstrando efeitos benéficos em avaliações clínicas, físicas, sociais e psicológicas. Se manter ativo, tem uma correlação positiva com índices maiores de saúde física e mental e dentre as modalidades esportivas, a corrida de rua é uma das mais acessíveis, pois não necessita de materiais para a sua execução. A corrida é uma modalidade que funciona como uma excelente ferramenta de trabalho para as aulas de educação física. Pode-se perceber que nos últimos anos se tornou um dos esportes mais praticados e que também beneficia a saúde de seus praticantes. Após constatar a realidade dos estudantes das escolas publicas e municipais de São João dos Patos, percebeu-se a necessidade de intervir com práticas e incentivos saudáveis para esse público, portanto essa iniciativa não engloba apenas o alunado, mas toda a sociedade em geral, visto que não há muitas limitações para os praticantes da corrida de rua. Baseando-se nesse contexto esta proposta objetiva difundir a prática da corrida de rua na comunidade patoense através da promoção de eventos esportivos relacionados a corrida de rua, bem como incentivando a comunidade em geral para essa prática, pois ela oportuniza a socialização de seus participantes com a comunidade acadêmica. Através da corrida de rua além de possibilitar ações motivacionais na sociedade, pretendendo assim que os indivíduos conheçam mais essa modalidade e a pratiquem. Com esse estudo e vivencias torna-se evidente que o papel da universidade promover ações sociais que despertem o interesse, conhecimento e lazer de toda a comunidade em que está inserida. Principalmente utilizando um esporte de fácil acesso e baixo custo que proporciona tantos benefícios para o corpo de forma integral. Espera-se ao término deste projeto, que a comunidade em geral conheça um pouco mais sobre a corrida de rua, suas técnicas, riscos e benefícios para a saúde e passe a vivenciá-la na prática, interagindo com os praticantes que iniciaram a corrida de rua com nosso projeto, bem como, aqueles que já possuem mais experiência na prática e competições de corrida de rua..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Dança e letramento na melhor idade: um laboratório vivo de experiências e conhecimento
Descrição: A longevidade é um excelente indicativo de saúde e cuidado com a saúde da população. E esse benefício se dá através de importantes escolhas que fazemos ao longo da vida. É evidente também que os hábitos saudáveis nos proporcionam envelhecer e viver com mais qualidade de vida. Os profissionais da saúde possuem essa importante missão de fazer com que as pessoas atinjam cada vez mais a longevidade com menos doenças e mais disposição, pois ao se tratar de idosos não se espera encontrar com pessoas frágeis, doentes e vulneráveis. Vale destacar que dança é uma importante ferramenta para que possamos trabalhar aspectos cognitivos, motores e de interação social e com isso melhorar a qualidade de vida de forma global. O processo de envelhecimento acarreta modificações significativas no desempenho das capacidades intelectuais, onde tem sua base apontada para as metas de vida, em realização, satisfação e em cumprimentos de papéis sociais. O desenvolvimento intelectual do indivíduo adulto é grandemente influenciado pelo seu autoconhecimento, isto é, sobre o conhecimento de si, pelas crenças de suas aptidões, metas pessoais, pela motivação, interesses, emoções, oportunidades oferecidas pela cultura e pelo conhecimento de vida. Partindo deste pressuposto, temos a necessidade de compreender a realidade que envolve a população idosa para assegurar seus direitos, tais como o acesso à Educação, seja um adulto analfabeto ou já letrado. Assim, um educador bem qualificado e eficaz para ensinar pessoas idosas será aquele capaz de compreender o que o adulto quer aprender e o que ele aprende melhor e como ele poderá utilizar esse conhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Nutrikids: promovendo educação alimentar e nutricional através do lúdico
Descrição: De acordo com a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), a alimentação e nutrição são constituintes básicos para a promoção e a proteção da saúde, proporcionando um adequado crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania (BRASIL, 2013). É na infância onde grande parte dos hábitos são construídos e aprendidos por meio da observação e experiência, sendo uma fase bastante propícia para o desenvolvimento da educação nutricional, favorecendo a adesão a bons hábitos alimentares desde cedo. Estes hábitos adquiridos nos primeiros anos de vida têm repercussão direta nas escolhas alimentares e na qualidade de vida dos indivíduos nas fases posteriores (ROSA, 2015). Além da família, a escola tem um papel fundamental na consolidação dos hábitos alimentares da criança, pois o ambiente escolar contribui no aprendizado e mudança de comportamento quanto à alimentação, tanto pela merenda escolar fornecida, quanto pelas práticas pedagógicas desenvolvidas com os alunos, de maneira que, eles tenham contato com os mais diversos assuntos sobre esse tema (PIASETZKI, 2018). A ludicidade é uma das estratégias educacionais que podem ser utilizadas com escolares, pois o uso de brincadeiras é fundamental no desenvolvimento socioemocional e ajudam na compreensão da realidade e na expressão de necessidades e emoções (SANTOS, 2018). O lúdico pode ser compreendido como qualquer movimento ou ação que tem por objetivo o divertimento do praticante, podendo ser utilizado como ferramenta didática e criativa na abordagem das mais diversas temáticas, através de jogos, brincadeiras, manifestações artísticas, dentre outros (FERNANDES et al., 2021). Diante disso, o projeto tem como objetivo a promoção de educação alimentar e nutricional através de recursos lúdicos em escolares do Ensino Fundamental I em São João dos Patos/ MA..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.